Por volta de 1930, Frank Lloyd Wright revelou seus projetos para um conjunto de torres de apartamentos de fachada envidraçada, a ser construída no parque triangular que está na frente da Igreja de São Marcos, em Manhattan, Nova York. Surpreendentemente, o projeto havia sido encomendado pelo próprio Reverendo da Igreja, William Norman Guthrie, embora a igreja tenha se tornado um pequeno elemento perto das duas torres de quatorze andares e a adjacente de 18 andares. As torres de Wright tinham sido as primeiras no mundo a serem construídas sem aço estrutural, utilizando vidro e concreto, com varandas de cobre.
O desenvolvimento das torres desacelerou quando a depressão atacou fortemente o país. Tendo sido construídas estariam hoje sobre o túmulo de Peter Stuyvesant, no cemitério de St. Mark, substituindo casas geminadas do século XIV em torno da igreja. Uma edição do Modern Mechanix de 1930 afirma que Wright planejava projetar seu próprio duplex no último andar na torre mais alta.
De acordo com o texto anexado à imagem anterior, parte da coleção do MoMA: O projeto da torre de apartamentos se originou da visão de Wright de Usonia, uma nova cultura americana baseada na síntese da arquitetura e paisagem. O sistema orgânico estrutural faz referência a uma árvore, com um núcleo de concreto e aço enterrada na terra, onde cada pavimento é um "ramo". Este sistema libera o edifício de grandes estruturas no interior dos apartamentos e suporta uma cortina de vidro no exterior para aumentar a iluminação natural. As plantas foram rotacionadas umas das outras, para poder diferenciar nos apartamentos duplex em que andar estavam os espaços privados e os espaços públicos. A três torres no parque triangular se posicionavam separadas dos outros edifícios altos que estavam próximos, para evitar criar espaços urbanos escuros, que Frank Lloyd Wright detestava.
Embora nunca tenham sido construídas em Nova York, Wright usou o desenho como inspiração para a Price Tower, localizada em Tulsa, Oklahoma.
Via Curbed